O canal de notícias estadunidense Fox News deseja chegar ao mercado brasileiro do jornalismo, que anda inchado com muitas marcas operando.
A estreia mais recente foi do SBT NEWS, que sequer tem 60 dias no ar. Antes dele, vieram Jovem Pan News, CNN Brasil, Record News, Band News e a decana nessa história Globo News.
O canal lidera a audiência nos Estados Unidos da América (EUA) e olha para o mercado brasileiro em piscadelas desde o fim da década passada.
Criada em 1996, a rede tem alinhamento aos republicanos no seu país de origem e aqui atenderia a uma necessidade vista no público chamado conservador. A rede é declaradamente uma apoiadora do presidente Donald Trump, inclusive já teve de pagar pela disseminação de desinformação.
No Brasil, sua atuação seria mais alinhada por exemplo, a nomes da chamada direita no cenário da política nacional.
Recentemente, houve uma série de conversas com empresários e políticos. Até agora, o canal não tem qualquer coisa mais sólida, porém identificou essa “lacuna” no mercado nacional.
Quando o executivo Douglas Tavolaro deixou a sociedade que criou a CNN Brasil, a expectativa era de que ele trouxesse o líder do mercado de lá, mas isso não aconteceu e ele acabou por colocar no ar a Times Brasil.
Atualmente, o braço de jornalismo da FOX registra a liderança entre os canais de notícias estadunidenses e supera MSNBC e CNN, suas concorrentes diretas.
>> Com informações do jornalista Gabriel Vaquer, em sua coluna Outro Canal, publicada pela Folha de São Paulo.


Deixe um comentário