VIVA lançava suas primeiras novelas há 12 anos

Como foi a audiência há oito anos?

As novelas “Quatro Por Quatro” (1994) e “Por Amor” (1997) foram escolhidas para iniciar as reprises do VIVA. Em 19 de maio de 2010, Letícia Muhana colocou no ar os enredos que tocam na memória afetiva do público.

Na época, as histórias tinham exibição em forma de dobradinha 15h30 e 16h30, sem horários alternativos na programação. Isso deixava a experiência muito mais especial, porque as exibições eram esperadas e geravam expectativa.

Todo mundo tem uma memória afetiva com novela. Seja na exibição original, ou em alguma reprise da história.

Hoje, o canal tem uma overdose de novela. Seis horários nacionais e um mexicano, com horários alternativos. Isso leva a emissora a ter 14 faixas de programação ocupados por novela, sem o menor cuidado.

Fora as polêmicas de trocas em cima da hora como o caso de “Pecado Capital” (1998), que teve chamadas no ar em 2014, mas foi esquecida no churrasco e nunca veio aí. Ou mesmo os bizarros cortes em “Bebê A Bordo” (1988), realizados quatro anos depois.

Novela é coisa séria, que mexe com o emocional das pessoas. Ter 14 faixas dedicadas é exagero, overdose. Há que se ter cuidado nas escolhas e um tratamento decente com cada história, preservando na íntegra, literalmente.

Abaixo, veja as primeiras chamadas das novelas reprisadas em 2010 na emissora