“Vale Tudo” decepciona em semana de estreia

A primeira semana da novela das nove “Vale Tudo” faz com que a emissora tenha um leve crescimento em seus números. Os dados consolidados de São Paulo mostram que o folhetim teve 22,2 pontos de média em seis capítulos. Isso representa um crescimento de 1,19% em relação ao primeiro recorte feito em sua antecessora na principal vitrine de entretenimento do país.

O enredo escrito por Manuela Dias com base na obra de Aguinaldo Silva, Gilberto Braga e Leonor Basseres teve uma importante divulgação, com todo o elenco do entretenimento mobilizado. A história foi vendida como “a novela das novelas”, mas nem mesmo o apelo sentimental em relação a obra foi capaz de mobilizar uma plateia tão maior em relação ao que se viu em “Mania de Você”.

A realidade da televisão na metade da década de 2020 é completamente diferente do que era no fim dos anos 1980. Isso é ponto pacificado e a Globo sabia disso, mesmo assim quis arriscar em uma nova versão desse clássico. Evidentemente, as versões atualizadas servem para futuras reprises, nas décadas seguintes. Talvez, esse seja o teto para produções de entretenimento | dramaturgia.

Vez ou outra, vai surgir uma história que fure bolhas e una públicos. Ainda é cedo para um diagnóstico completo, mas Dias parece estar no “teto” da dramaturgia dos dias atuais. Atuações, texto e direção, merecem um outro tipo de análise, que será produzida em breve.