“Vale Tudo” abre distância contra antecessora

A novela das nove “Vale Tudo” consegue se distanciar de sua antecessora na faixa nobre, mas ainda permanece distante dos números almejados pela direção da emissora controlada pelos Marinho. Em duas semanas, o folhetim adaptado por Manuela Dias aparece com 22,15 pontos de média na Grande São Paulo. 

O enredo supera a antecessora em todos os capítulos da semana, com destaque para a performance do sábado, dia em que tradicionalmente o número de televisores ligados costuma despencar.

Sem demonstrar sinais de unanimidade, a trama supera “Mania de Você” por apenas 0,39 ponto de média. Ambas as histórias apresentam baixos índices, se forem consideradas as condições em que a novela das nove recebe. Essa é a principal vitrine de entretenimento do país, recebe do maior telejornal de rede do Brasil e tem um rendimento praticamente na mesma casa do programa anterior.

A liderança isolada nem deve ser um fato a se mencionar, porque nenhuma das outras emissoras tem investimentos nesse horário. Considerada um fenômeno, quando vai muito bem a turca “Força de Mulher” tem menos da metade do público atingido pelo principal produto de dramaturgia da líder de audiência.

Na porcentagem, a trama baseada na obra de Gilberto Braga apresenta um crescimento de apenas 1,79% em relação a antecessora. Ou seja, apesar de manter o público do horário, a trama anda de lado e fica muito abaixo do esperado.

>> Material feito com base nos dados consolidados da Kantar Ibope, comparando as duas novelas das nove mais recentes.