Twitter envia documentação ao STF

A mídia social Twitter está com atividades suspensas no Brasil desde o fim de agosto, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, parte componente do Supremo Tribunal Federal (STF). Os representantes da plataforma no país enviaram uma petição à Corte Suprema afirmando que todos os pontos solicitados para a retomada de funcionamento foram atendidos.

O empresário Elon Musk cumpriu solicitações de outros países, sem fazer qualquer drama para esses casos. Com governos aliados, o dono da plataforma social e da Tesla age de outra maneira. Aqui no Brasil, ele resolveu ir para o embate e causou a queda da mídia social. A interação nesse site caiu de forma vertiginosa e apenas usuários que tem Virtual Private Network (VPN) conseguiam acessar.

Pontualmente, o acesso foi retomado no país. Mas, em seguida o bloqueio foi retomado e as coisas foram feitas da forma como a corte suprema ordenou.

Musk usa o seu poder para influenciar o debate público e político pelo mundo. Recentemente, ele usou uma ferramenta de conversas ao vivo da plataforma, para “entrevistar” Donald Trump. Por aqui, algumas contas que incitaram a tentativa de ruptura democrática, bem como disseminam desinformação não foram derrubadas.

Após o recuo e a constituição de equipe jurídica, contas de desinformação foram derrubadas e as multas foram pagas. Na arena de discussões, o X é utilizado por todas as matrizes ideológicas, mas funciona como palco para o discurso de desinformação, costumeiramente ligado à extrema direita.

A solicitação de retorno ainda vai ser avaliada por Moraes, dentro de algum tempo. O magistrado vai deliberar sobre o caso em breve. Mas, essa decisão pode ser tomada logo depois do pleito municipal, que tem primeiro turno em aproximadamente duas semanas.

Quem ganhou muitos usuários nos últimos tempos foi o BlueSKY, criado por um dos fundadores da mídia social que está em litígio. A nova plataforma ultrapassou os dez milhões de usuários. Para saber mais informações sobre esse caso, basta clicar aqui. O Twitter está suspenso no país desde 29 de agosto de 2024, os detalhes podem ser acompanhados ao clicar aqui

>> Com informações da jornalista Tainá Falcão, âncora do programa “Bastidores CNN”