A audiência de setembro trouxe surpresas no mercado nacional, isso porque a rede controlada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) fechou 0 mês com um desempenho superior ao da Rede TV!. Os dados consolidados apontam que o canal estatal teve 0,32 ponto de média mensal.
O projeto, mantido pelo Governo Federal, teve um desempenho nacional expressivo e terminou a nona parcial do ano em quinto lugar, abaixo apenas de Globo, Record TV, SBT e Band.
Com produções do Grupo Globo, como o “Brasil Visto de Cima” e as novelas de Band e Record TV, a emissora estatal ficou menos tempo no traço do que a rede comercial sediada em Osasco. Houve até mesmo uma série de campanhas para agradecer essa grande audiência para os padrões do canal.
Mas, pouca gente se lembra. Uma das promessas de campanha do então candidato “desconhecido” Jair Bolsonaro (PSL – RJ), era vender a emissora pública, que segundo ele dava traço de audiência e prejuízo. Desde que assumiu o governo, o presidente tem usado a máquina a seu favor, promovendo eventos onde ele acena aos caminhoneiros como algo relevante e que necessite de transmissão.
Mais recentemente, em um aceno para o dono da Record TV, o incumbente neste pleito gastou o dinheiro público para a aquisição de novelas como “A Escrava Isaura” (2004), “Os Dez Mandamentos” (2015) e “A Terra Prometida” (2016).
>> Com informações do jornalista Guilherme Beraldo, em seu site Aqui Tem Fofoca.