A Turquia assume um protagonismo incomum no mercado de entretenimento, isso porque o país consegue se posicionar como produtor e exportador de novelas. Desde 2015, por exemplo, o Brasil recebe as produções do país.
Nessa primeira fase, “Mil E Uma Noites” (2006) e “Fatmagül” (2010) foram as mais exitosas ao ganharem o horário nobre da Band, em uma fase onde o informativo da rede vivia os seus melhores momentos na Grande São Paulo.
No país vizinho, as produções são um enorme fenômeno. Essas novelas registram a liderança isolada, sem maiores dificuldades em praticamente todo o ano, como apontam os dados consolidados dos confrontos entre Telefe x Trece.
Para se ter uma ideia, desde o começo da década os folhetins turcos apresentaram um crescimento de 184% entre os anos de 2020 e 2023, assumindo um lugar de destaque no mercado e colocando um freio no rendimento de novelas sul-coreanas.
Em 2022, as novelas turcas renderam U$$ 600 milhões. No ano passado, países como Arábia Saudita, Egito e Espanha consomem mais esse tipo de dramaturgia.
Atualmente, novelas do país são vistas por aqui com “Força de Mulher” e “Um Milagre”, transmitidas por RECORD e TV Brasil, respectivamente.
>> Com informações do EPLAY