O mês de agosto termina com crescimento das quatro maiores redes de televisão do país na Grande São Paulo, maior mercado onde a Kantar Ibope Media concentra suas pesquisas. A RedeTV! não aparece no levantamento, mas ocupa entre a sexta e oitava posição na praça mais relevante do país.
A líder de audiência fecha a oitava parcial do ano com 13,9 pontos de média (+2,1% em relação a julho), com mais que o dobro do rendimento de sua principal desafiante de mercado. O principal destaque fica com a reta final de “Vai Na Fé” (2023), assim como “Terra E Paixão” e o “Jornal Nacional”, também mostrados no horário nobre da primeira colocada, administrada pelos Marinho.
Carregada pelo jornalismo, a Record TV aparece como principal desafiante de mercado na televisão aberta. “Domingo Espetacular”, “Balanço Geral”, “Jornal Da Record” e “Fala Brasil” ajudam muito na conta e colocam o canal da Barra Funda com 5,4 pontos de média (+3,1% em relação a julho), repetindo a melhor performance do ano nos recortes mensais desde janeiro.
Dependente de novelas mexicanas e futebol, o SBT aparece com a medalha de bronze e marca 3,8 pontos de média (+4,1% em relação a julho). Mas, essa audiência fica quase que toda na conta de novelas como “Um Refúgio Para O Amor” e “Meu Pecado”, tramas exibidas na faixa vespertina diária. O esquema de grade dominical, com investimentos nos programas de Celso Yunes Portiolli e Eliana Michaelichen Bezerra, colaboram com esta conta. A rede tem seus melhores resultados no domingo, onde consegue abrir uma importante vantagem sobre a Record TV.
Postulante a medalha de bronze, a rede dos Saad segue em sua “marcha de audiência” e aparece com 1,8 pontos de média. O canal sediado no Morumbi fica nessa base, de um ou dois pontos, com variação decimal. O crescimento foi quase imperceptível, com apenas 1,14% a mais em relação a julho.
>> Material feito com base nos dados consolidados entre 01 e 31 de agosto de 2023.