O empresário e jornalista Douglas Tavolaro de Oliveira será responsável pela chegada do sexto canal de notícias para a televisão brasileira. Em novembro, estreia a CNBC Brasil, com foco em jornalismo econômico.
A nova empreitada chega cinco anos depois do anúncio de que a CNN Brasil seria implementada por aqui, justamente pelas mãos do ex-N1 do departamento de jornalismo da RECORD, por onde ele permaneceu durante muito tempo como braço direito de Edir Macedo Bezerra.
O modo de divulgação da CNBC é praticamente igual ao do canal de notícias pertencente a Warner Bros Discovery, isso porque a emissora aposta em vídeos de bastidores, com encontro do elenco e expectativa sobre como será a sede da emissora.
A mesma forma de comunicação foi usada no lançamento da “maior do mundo”, mas naquela altura fazia sentido tamanha expectativa. A maior marca de notícias do mundo, uma consolidada grife do jornalismo no planeta terra, desembarcava no país. Agora, usar essa mesma estratégia de divulgação parece mais algo forçado e robótico do que qualquer outra coisa.
O mercado foi surpreendido há cinco anos, com o anúncio de Monalisa Perrone e William Waack para trabalhar na CNN. Cinco anos depois, Tavolaro seguiu o mesmo script e anunciou Christiane Pelajo, antiga parceira de Waack no “Jornal da Globo”, como nome central da nova emissora.
Agora, a realidade do mercado é outra. Com o serviço de Pay TV derretendo, é uma loucura investir nisso. E para complicar ainda mais, o empreendimento de Rubens Menin lança um sinal dedicado ao jornalismo de economia, justamente para esvaziar a nova concorrente. Ambas as empresas tem forte presença nas plataformas digitais, isso é fato. Mas, a maneira de abordagem feita por Tavolaro parece um tanto ineficiente para 2024.
Com mais opções, quem ganha é o público. A forma dessa divulgação, entretanto, podia ser um tanto diferente. Ficou igual a CNN, falta apenas colocarem no ar vídeos sobre o “visagismo” feito com os apresentadores.
E se você acha que é exagero deste jornalista, acompanhe a campanha de lançamento ao clicar aqui