A emissora portuguesa SIC anunciou nesta segunda (09) sua nova investida em novelas brasileiras, fruto da longa parceria entre ela e a Globo. Por meio de uma chamada no intervalo de sua programação, o canal liderado por Daniel Oliveira anunciou a reprise de “O Outro Lado do Paraiso” (2017) para iniciar o ano de 2025. Ainda não há informações quanto a data de reexibição, no entanto, especula-se que o folhetim protagonizado Bianca Bin, Rafael Cardoso e Sérgio Guizé deverá dividir a faixa do final de noite com a inédita “Terra e Paixão” (2023), do mesmo autor e que desde junho vem conquistando bons resultados para a SIC ou para a faixa da madrugada, juntamente com a reprise da portuguesa “Nazaré” (2019) e a brasileira “Travessia” (2022).
Recheada de tramas absurdas e problemáticas, a obra assinada por Walcyr Carrasco foi um grande fenômeno em sua exibição aqui no Brasil, elevando os índices do igualmente fenômeno “A Força do Querer” (2017), de Glória Perez.
O enredo narra a trajetória de Clara (Bianca Bin), uma jovem de vida tranquila e simples na região do Jalapão, estado do Tocantins, com o avô Josafá (Lima Duarte) e a amizade de Renato (Rafael Cardoso), que sempre foi apaixonado por ela. A mudança em seu destino é selada quando ela conhece Gael (Sérgio Guizé), herdeiro de uma família de Palmas. A atração entre os dois é imediata e ela, sem dúvidas do que sente, se entrega a essa paixão, que a levará do céu ao inferno.
Além do temperamento agressivo de Gael, Clara enfrenta Sophia (Marieta Severo), a sogra. Estrategista, a matriarca descobre que há esmeraldas nas terras de Clara e enxerga a oportunidade de salvar sua família da decadência. Para realizar os seus planos, Sophia terá de convencer – ou forçar – Clara e seu avô a permitirem o garimpo no local. A princípio, ela finge ser amiga, apoiando a nora todas as vezes em que Gael se descontrola e explode.
O próximo passo de Sophia é tirar Clara do seu caminho, nem que para isso precise usar o próprio filho. Para tanto, executa um plano sórdido: com a ajuda do juiz Gustavo (Luís Melo), do psiquiatra Samuel (Eriberto Leão) e do delegado Vinícius (Flávio Tolezani), Sophia interna Clara em uma clínica psiquiátrica, em uma ilha isolada. Dez anos se passam, Clara se fortalece e percebe que foi vítima de um grande golpe.
A partir dai, inicia-se a saga de vingança da protagonista de Bianca Bin contra seus maiores desafetos e ela ainda tem de lidar com uma grande reviravolta: Renato, a quem nutria um sentimento desde pequena, revela-se o mais novo vilão da história.
*Créditos da sinopse da novela ao site Teledramaturgia, de Nilson Xavier.