“Sessão Da Tarde” patina em maio

O maior xodó da direção global atende pelo nome de “Sessão Da Tarde”, mas mesmo com a proteção de nomes poderosos na rede carioca, o espaço mais tradicional de cinema da televisão aberta vive um problema para se estabilizar. Em maio, a atração teve apenas 10,7 pontos de média e nunca consegue reter o público da faixa anterior, quando ela tem números auspiciosos. 

A maior audiência do quinto mês do ano foi o filme “Kung Fu Yoga” (2017), que fechou com 12,7 pontos no dia 27 de maio. Na sexta-feira anterior, o canal transmitiu “Gigantes de Aço” (2011), segundo longa mais visto, a produção liderada por Hugh Jackmann marca 12,6 pontos de média.

O canal tem por muitas vezes mais sorte do que juízo, por conta da absoluta falta de concorrência. Em muitos momentos, a faixa de filmes lidera mesmo com um rendimento muito abaixo do normal para a primeira colocada. Como diria aquela máxima, tem gente que gosta de ver a Globo, independente do momento do dia. Esse público que não troca a líder nem se ela estiver fora do ar, forma a audiência do slot vespertino de filmes.

Nos últimos anos, em raros momentos a faixa perdeu o primeiro posto. Principalmente depois que passou a contar com o auxílio de uma novela antes, mesmo que essa novela não tenha grande aderência com o público das 14h45, como é o caso do atual cartaz. Em 2023, a atração terminou o ano com apenas 11,1 pontos, confirmando uma tendência de queda, observada desde o começo da década.

A faixa não deve concorrer mais com os maiores clássicos da dramaturgia concorrente, porque a RECORD parece querer esconder sua história gloriosa de dez anos com novelas que desafiaram a Globo. O maior desafiante é o streaming, que por muitos momentos rouba o primeiro posto, seja por qual empresa for. O êxodo de público da televisão linear já é realidade, ainda que o sinal de internet no país não ajude tanto assim.

As novelas mexicanas sequer entram nessa conta. O SBT vive sua pior fase de audiência em décadas, nem mesmo se elas estivessem consolidadas nesse horário, fariam algum tipo de ameaça. A direção da rede paulista trocou o espaço de novelas em fevereiro, empurrando-as para o meio da tarde.

>> Com informações de Daniel Silva e apuração de Rafael Nunes