O primeiro horário de novelas na grade da Record deve mesmo receber a ordem cronológica da sequência bíblica, produzida pela emissora paulista desde 2015. A rede controlada pelo bispo Edir Macedo tem “A Terra Prometida” no espaço seguinte ao “Balanço Geral” até o mês de julho, na virada de semestre.
Salvo alguma mudança de última hora, a franquia bíblica permanecerá com a segunda reprise de “O Rico E Lázaro” (2017). Ângelo Paes Leme e Christine Fernandes são os grandes destaques dessa produção, junto da atriz Lucinha Lins. Eles conseguiram tomar o protagonismo de Dudu Azevedo, Milena Toscano e Igor Rickli, tamanha química entre o casal de vilões.
Lúcia Maria, por sua vez, rouba o protagonismo de qualquer produção. Independente do tamanho de sua personagem, ela torna o tipo muito maior e mais relevante do que ele parece em uma simples sinopse, fria e com letras e palavras em uma resma.
Atualmente, a faixa de novelas vespertinas aparece com 5,61 pontos de média. O canal tem uma margem de segurança, vive em uma zona de conforto porque marca pelo menos tês vezes a audiência de sua suposta concorrente direta, que tem um programa sobre a vida alheia dos famosos.
O espaço de reprises da tarde existe há quase nove anos, com os maiores clássicos já exibidos. Em 2021, teve uma virada por conta da administração de Cristiane Cardoso, herdeira de Macedo. A substituta de “A Escrava Isaura” (2004), que deveria ser contemporânea, foi outra. A história se encarrega do resto.
Anos depois, por baixo rendimento de outras produções, o canal aposta novamente em um clássico e usa “Prova de Amor” (2005) como um remédio. Na sequência, por conta de uma edição completamente discutível, a novela “Chamas da Vida” (2008) vai mal.
Depois desse desempenho abaixo de qualquer crítica e com uma edição problemática, há ordens para que a cronologia bíblica seja transmitida nessa faixa. Com números estáveis, a rede se distancia das concorrentes, mas não faz qualquer ameaça ao algoritmo de Amauri Soares, que escolhe de maneira randômica os filmes na “Sessão Da Tarde”.