A primeira parcial do mês de junho mostra algo completamente incomum na Grande São Paulo. Impulsionada pela Champions League e pelo seu tradicional domingo, o SBT soma 5,1 pontos de média mensal. A rede de Senor Abravanel transmitiu com exclusividade a final da Champions League, cenário que vai se repetir pelos próximos três anos, por conta da renovação conquistada junto à UEFA e no dia seguinte conta com os programas de Celso Yunes Portiolli, Eliana Michaelichen Bezerra e Patrícia Abravanel Faria.
O primeiro lugar nesse recorte permanece com a Globo, que tem suas novelas no sábado, aliado aos programas de domingo o canal marca 12,1 pontos e crava a primeira posição. Em uma incomum terceira posição, prejudicada pelo futebol, a RECORD teve 3,95 pontos de média, em um dos dias onde permanece em baixa e aos fins de semana a rede de Edir Macedo não tem grandes investimentos.
A audiência deve sofrer algumas mudanças a partir dos consolidados desta segunda-feira (03), mas por causa das duas primeiras vitórias no sexto mês do ano, o canal da Anhanguera deve pode fechar a sexta parcial do ano com seis vitórias contra a concorrente direta pela medalha de prata naquela que é a maior praça onde a Kantar Ibope tem suas pesquisas em tempo real e de forma consolidada.
O canal não deve mudar seu posto no decorrer dos trinta dias do mês. A audiência do fim de semana não deve servir sequer para acordar o pessoal da Barra Funda, que parece conformado com o desempenho dos formatos transmitidos aos sábados e domingos, com um evidente sucateamento da grade. Nos bastidores, há boatos sobre uma nova versão do “Tudo A Ver”, para ajudar o “Domingo Espetacular”, mas nada foi oficializado até o momento.
No SBT, a quantidade de vitórias pode dobrar em relação aos meses anteriores, caso a rede arrume pelo menos a outra parte do fim de semana. Para os próximos meses, nenhuma grande alteração foi pensada. A final do torneio europeu impulsionou até mesmo o programa de Everson de Brito Silva, influenciador que estava acostumado a perder para a Band nos dados consolidados.
A aceitação de Virginia Pimenta da Fonseca Serrão Costa como animadora das noites de sábado deveria fazer com que o canal dos bispos se mexesse, mas nem isso ocorreu. O processo de consolidação de um dia começa assim, com trocas importantes no horário nobre. Outro ponto que joga contra, além da reprise desnecessária de “Reis” é a dependência do “Cidade Alerta”, dividido em duas partes.