A direção do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) precisa ainda ficar de olho na tabela do Campeonato Brasileiro 2022, porque dela sairão seis times para a Copa Sudamericana, que tem os direitos de transmissão exclusivos na terceira colocada em rede aberta.
Após perder a Libertadores na concorrência com a Globo, o SBT mantém futebol pelos próximos três anos com a segunda maior competição de clubes do continente. Assim, a televisão aberta terá dois dias da modalidade, uma vez que a emissora vai manter sua faixa esportiva no horário nobre às terças-feiras.
Por enquanto, após treze rodadas: Botafogo, Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino, Avaí e Atlético Goianiense podem aparecer na emissora de Silvio Santos. Mas, ainda falta pelo menos 25 rodadas ao fim do campeonato nacional.
Outras empresas conquistaram os direitos na última concorrência: A Disney, dona dos canais ESPN ficou com o pacote principal de plataformas pagas, enquanto que a Paramount fica com o pacote secundário e causa assim o fim do pay per view criado pela entidade maior do futebol no continente.
Com a fotografia atual, a cabeça de rede seria beneficiada com um time para escolher, assim como SBT Rio de Janeiro, VTV SBT, SCC SBT e a TV Serra Dourada.
Pelo novo contrato, a detentora dos direitos tem a escolha de um jogo por rodada, a ser transmitido em regime nacional na televisão aberta. Por isso, se tiver um time paulista, ele deve ser selecionado mais vezes para que os números da Grande São Paulo sejam beneficiados.
O contrato prevê um jogo nacional em rede aberta na emissora de Silvio Santos, por isso as afiliadas podem não ser tão contempladas.
>> Material montado com base na atual tabela do Campeonato Brasileiro