O principal horário de novelas do SBT perdeu público em doze anos, mesmo investindo no filão infantil, o rendimento desse tipo de produção foi minguando a cada história que entrava no ar. Para se ter uma ideia, a queda em doze anos chega na casa dos 200% conforme dados consolidados da Kantar Ibope Media, instituto responsável pela aferição de audiência.
A primeira sinalização de desgaste aconteceu na exibição original de “Carinha de Anjo” e a partir de então os números foram em queda livre, com algum respiro em “Poliana” na sua temporada de estreia. Caso se faça a comparação entre o desempenho de “Carrossel” (2012), com a atual produção, o canal sai dos doze pontos de média para apenas quatro pontos de média.
O desgaste da dramaturgia infantil fica cada vez mais evidente, porque são doze anos investindo nesse nicho sem qualquer respiro. Na faixa principal, essa queda é ainda mais complexa, porque simplesmente não consegue manter a já residual plateia do jornalismo da casa. Há quem defenda que as pessoas assistem por outros meios, como na transmissão ao vivo do YouTube, por meio das afiliadas da rede.
A história consegue ser menos vista do que a produção feita em parceria com o Prime Video, que já não tinha grande público. Nesta empreitada, a história tem sua segunda janela no Disney Plus. Além disso, pode ser consumida no streaming da própria emissora paulista. Para acompanhar a tabela completa, basta clicar aqui
>> Com informações dos dados consolidados da Kantar Ibope Media