O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) solicitou uma reclassificação na novela “A Favorita”, exibida nas tardes da emissora líder. Atualmente, o enredo de João Emanuel Carneiro tem o selo laranja, o que representa ser inadequado para menores de 14 anos de idade.
A emissora parece ter esquecido da decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria, que derrubou a classificação indicativa da vinculação horária.
O canal dos Abravanel tem “Decisões do Dia” estreada nesta segunda-feira (12), com o mesmo selo laranja na hora do almoço e nenhuma das concorrentes entrou na justiça para barrar a decisão ou reclassificar o produto. A rede da Anhanguera tem ainda “Cuidado com O Anjo” e “A Desalmada” com essa mesma tarja.
A solicitação foi para que a reprise global tivesse o selo vermelho, que representa uma inadequação para menores de 16 anos. Até hoje, apenas “Verdades Secretas” (2015) teve essa classificação e jamais entrou no período vespertino.
Com a decisão tomada há seis anos, todas as emissoras foram beneficiadas por essa derrubada. Novelas consideradas mais pesadas puderam entrar no horário vespertino, sem grandes cortes.
Atualmente, apenas a Record TV assassina a novela “Chamas da Vida” com um selo amarelo, sendo que na sua exibição original foi transmitida com +14.
De todo modo, uma emissora não pode embarreirar o trabalho da concorrente, com a tentativa de inviabilizar a trama para o período da tarde.
Que coisa feia, não?
>> Com informações do site Notícias da TV