As escolhas de jogos para serem transmitidos pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) evidenciam a preocupação do canal com seu desempenho em São Paulo, maior mercado onde há aferição de audiência pela Kantar Ibope Media.
Terceira colocada em todas as parciais deste ano, a empresa dos Abravanel vai mostrar jogos de São Paulo e Santos nas semanas em que tiver Copa Sudamericana em sua grade. A estreia acontece com o jogo do Alvinegro Praiano, contra o possante Blooming.
O canal vai mostrar três jogos dos comandados de Odair Hellmann e mais três da equipe orientada por Rogério Ceni.
As demais equipes brasileiras vão ter seus jogos transmitidos por Disney e Paramount, isso causou certo protesto nas mídias sociais. Em praças distantes dos mercados mais importantes, a emissora costuma fazer bonito, por exemplo, com os jogos do Fortaleza na Copa do Nordeste, em transmissões regionalizadas pela Jangadeiro.
Mas, a direção do canal paulista resolveu assumir uma posição ainda mais paulistana, para tentar reverter a crise que assola o horário nobre da empresa.
Apenas por audiência essas decisões foram tomadas. Mas, isso nos leva a um questionamento: Quanto daria de audiência um jogo do Bragantino, América Mineiro, Fortaleza e Botafogo em São Paulo, caso fossem escolhidos?
Ao privilegiar times de São Paulo, o canal espera pelo menos cinco pontos de média, que é seu piso com a modalidade. Mas, esse mesmo Santos rendeu menos do que isso em um jogo do Campeonato Paulista, transmitido pela Record TV, como bem lembrou o companheiro Allan Simon, em sua live transmitida na noite de terça (29).