O quarto mês do ano parece não ter mudado o hábito do público na principal praça do país. Nos primeiros quinze dias de abril, a rede marca 3,3 pontos de média mensal, conforme os dados consolidados da Kantar Ibope Media. A emissora anda de lado, sem grandes revoluções, mesmo com a grade mais nova, que privilegia jornalismo e entretenimento, além de marcar uma renovação em sua marca central do horário nobre, contratando um nome da concorrência.
A rede tem apenas treze vitórias, essencialmente aos domingos, quando o canal tem investimentos importantes. O canal vai perder até o fim do semestre sua maior estrela semanal, Eliana Michaelichen Bezerra, que vai deixar esse dia da semana após vinte anos no ar.
Daqui por diante, não tem qualquer investimento grande. Sequer sabe-se quem vai assumir a janela dominical, Portiolli deve morder alguma parte dessa faixa. O canal deve recorrer para maiores soluções caseiras, como sorteios dos jogos de azar promovidos pela terceira colocada.
O nosso time não tem vocação para pitonisa, mas se o desempenho dos primeiros meses do ano for replicado nos demais, a emissora vai mesmo ficar mais perto da Band do que de uma briga com a RECORD. A matemática aponta isso, não se trata de torcida, ou qualquer forma de militância. A primeira quinzena de abril pode ser considerada nefasta, pelo menos no recorte de média dia, usado pelo NTVB para falar sobre líder e desafiantes de mercado.
Para se ter uma ideia, a primeira colocada tem nesse mesmo recorte 13,5 pontos de média. Maior desafiante de mercado, a rede sediada na Barra Funda aparece com a medalha de prata e 5,2 pontos de média. O quarto posto nessa intensa briga é da Band, que acompanha tudo com alguma distância e marca 1,7 pontos de média.
>> As informações acima tem como base os dados consolidados dos quinze primeiros dias de abril de 2024