O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) vive uma de suas mais profundas crises quando o assunto é grade de programação. Sem identidade, sucessos e anunciantes de peso, a marca tem problemas ainda mais graves no primeiro dia do fim de semana. Mesmo depois de retornar com o “Cinema Em Casa”, a emissora escala um filme potencialmente vespertino para o “Sábado Animado”, que costuma perder para a edição especial do informativo de rede da sua concorrente direta.
A exibição de “O Poderoso Chefinho” (2017) na faixa da tarde poderia render a mais expressiva audiência do dia para a rede controlada pela família Abravanel. Para se ter uma ideia, na mesma semana, a janela vespertina vai contar com a transmissão de “Missão Quase Impossível” (2010), isso seria muito mais convidativo ao público e atenderia as necessidades do canal para a faixa da tarde.
O maior dos problemas para a emissora vem justamente nesse dia da semana, quando a rede perde ainda mais audiência em relação aos cinco dias da semana considerada normal, ou seja, de segunda a sexta-feira. A concorrência com a Band só não é ainda mais voraz, porque o canal do Morumbi também faz poucos investimentos no sexto dia da semana, considerado por muitos o patinho feio.
Para se ter uma ideia, a média dia nas últimas quatro semanas nesse dia apresenta um rendimento de apenas 3,0 pontos, considerando apenas os sábados do mês de julho. Nesse mesmo recorte, a líder aparece com 12,7 pontos e a segunda colocada marca 3,85 pontos de média e aparece com uma vantagem larga, se o parâmetro for justamente a disputa pela medalha de prata na Grande São Paulo.
Na quarta posição, com essas mesmas condições, aparece a Band que soma apenas 1,22 ponto de média mensal. Caso novos investimentos acontecessem nesse espaço de programação, as médias seriam muito melhores e mais próximas daquela que melhor distribui as suas qualidades ao longo do sexto dia da semana, considerado lanterninha de investimentos nas quatro maiores emissoras do país.
>> Com informações dos dados consolidados de julho, mais precisamente dos dias 01, 08, 15 e 22 de julho de 2023, com os dados que não podem sofrer qualquer tipo de alteração.