O horário nobre do SBT parece envolto numa espécie de areia movediça. Sem que uma de suas novelas próprias funcione, o canal estuda colocar uma história mexicana em lugar de “A Caverna Encantada”, o maior fracasso em treze anos de investimento neste filão de dramaturgia.
A marca de pior audiência da história, vale recordar, foi superada pelas três últimas produções que ocuparam esse espaço da faixa nobre. O canal não consegue se aproveitar da entrega feita pelo “Chaves”, escalado ás pressas para tentar salvar o folhetim destinado para as crianças.
Os enredos “Meu Segredo” (2022) e “O Amor Invencível” (2023) são apontados como possíveis sucessores. A trama infantil, vale lembrar, nunca conseguiu emplacar e deve representar uma pausa nesse tipo de investimento. O folhetim da Televisa, assim, funcionaria como um respiro para que uma nova produção entre em breve.
A linha de investimentos em novelas para crianças começou com “Carrossel” (2012), que se transformou em um fenômeno sem precedentes, com mais que o dobro do “Jornal da Record”, na época apresentado por Ana Paula Padrão e Celso Freitas, dois nomes reconhecidos no mercado e com importante passagem pela Globo.
Os dados consolidados apontam para o fracasso do atual investimento, escrito por Íris Abravanel Pássaro, com apenas 3,8 pontos de média. A rede mostra que sempre tem para onde cair, pois não conseguiu encontrar seu piso de público. O canal vive em colapso desde o começo da década, seus números definham a cada parcial.
>> Com informações do jornalista Gabriel Vaquer, em sua coluna Outro Canal, na Folha de São Paulo.