“SBT Brasil” necessita de atualização editorial

O telejornal “SBT Brasil” transmitido no horário nobre da emissora paulista precisa de uma atualização editorial, depois de doze anos no mesmo horário e sem grandes atrativos. A atração de Márcia Dantas e Marcelo Torres tem rendimento menor do que as novelas mexicanas na maior parte dos dias da semana, como mostram os dados consolidados. 

A responsabilidade desta crise não é do time que aparece no ar, seja os apresentadores ou a equipe de repórteres e correspondentes. Nem mesmo João Beltrão, contratado recentemente, pode ser apontado como culpado por essa crise editorial.

O desenho atual é defasado e problemático, com derrotas sucessivas para o “Jornal da Band”. A nova gestão de Daniela Beyruti precisa mesmo olhar com lupa e calculadora os números do programa, assim como deve ser feito em relação ao “Primeiro Impacto”.

A audiência desse informativo vive com problemas, pois em dias normais a casa dos quatro pontos é comum. Nos fins de semana, o telejornal chega próximo aos dois pontos, conforme dados de pesquisas em tempo real. O novo momento precisa chegar em breve, porque caso as condições atuais sejam mantidas, o formato vai confirmar a sua queda em desgraça e firmar um novo piso para sua audiência nos seis dias da semana.

Beyruti vai ter trabalho para reverter a imagem da emissora no jornalismo, que nunca foi uma prioridade no canal. Nos próximos meses, a audiência deve ser acompanhada com lupa nas praças mais relevantes do país. As reformas necessárias devem ir ao papel, mas ainda não tem prazo de execução. Quando esses investimentos forem concretizados, a briga pela audiência nesse espaço ficaria ainda mais competitiva.