O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) resolveu mesmo agilizar a reprise da novela mexicana “Rebelde” por causa de seus baixos índices de audiência no começo de tarde. A rede administrada por Daniela Beyruti adotou um expediente conhecido, condensa três capítulos originais em um da reapresentação, escalada as pressas, na onda da turnê de regresso da banda oriunda do folhetim, que já é uma releitura do original, produzido em 2002 na Argentina.
A emissora soma apenas 2,96 pontos de média geral. Nos últimos dias, o folhetim tem conseguido superar o programa seguinte, mas ainda assim é insuficiente para se provar como um fenômeno. Muitos acreditavam em seu potencial, mas quem mirou em Reinaldo Gottino acabou acertando mesmo e de maneira superficial, José Ferreira Neto e Cátia Fonseca que lutam pela medalha de bronze com as armas existentes e fazem um trabalho dos mais honestos nessa disputa pelo terceiro posto.
O canal controlado pelos Abravanel tem em sua realidade: Globo e Record TV em patamares considerados inatingíveis na média. Apenas eventos esporádicos, como os jogos do Corinthians na Sudamericana conseguem algum brilhareco para a empresa. E ainda assim, o canal terceiro colocado tem problemas graves de operação. Mesmo em crise de audiência, o “Fofocalizando” é um dos projetos mais vendidos para o mercado, muito por conta de Chris Flores, que tem o maior rosto para o mercado publicitário.
A escolha de uma novela juvenil datada, ajuda a explicar o fracasso de audiência. Caso um enredo adulto e potencial, como “Pérola Negra” (1998), retornasse nesse horário, o fantasma do Morumbi não seria tão presente na vida dos diretores e gestores do canal sediado na Anhanguera. Os cortes ficam evidentes e esse material foi feito com base nos balanços publicados nas mídias sociais.
O movimento de edição “inocenta” a imprensa, diariamente atacada quando fala sobre esse fracasso com dados, provas e tudo mais o que se possa imaginar. Tem um outro detalhe no meio dessa história toda, minha gente. Houve falha de pesquisa, porque na ânsia de surfar nas notícias do retorno da banda mexicana RBD, a rede tomou uma decisão equivocada e acabou atirando longe o público de “Marisol” (2002), produção adulta reexibida recentemente.