O valor do salário mínimo será atualizado no próximo ano, com uma valorização de 7,5% se comparado aos números repassados em 2024. A partir desta quarta-feira (1°), a remuneração passa para a casa de R$ 1.518.00 e apresenta crescimento em mais um ano.
A mudança acontece depois da assinatura do decreto de Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), presidente que está em seu terceiro mandato como titular no Palácio do Planalto. Esse é o terceiro ano do governo, que assumiu em 2023, após vencer as eleições do ciclo anterior.
O salário mínimo serve como balizador para a atualização de benefícios sociais, como abono salarial, Beneficio de Prestação Continuada (BPC) e seguro desemprego, por exemplo.
Em 2026, acontece uma nova disputa eleitoral. Pelo que se sabe, o atual presidente pretende disputar novamente o cargo. Mas, seus adversários ainda não foram oficialmente definidos pelos partidos de oposição.
Vale lembrar que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL-RJ) não pode concorrer desta vez. Há movimentações para que um dos seus herdeiros entre no circuito, mas nada confirmado por parte dos envolvidos.
>> Com informações do jornalista Danilo Moliterno, do CNN Brasil Money.