O governo Lula III tem uma nova ministra dos Direitos Humanos: A deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) foi escolhida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) para ocupar a pasta, considerada um dos corações da administração. O nome da nova ministra foi confirmado na tarde desta segunda-feira (09), em uma reunião de Luiz Inácio com a indicada e a atual presidenta da legenda Gleici Hoffmann (PT-PR),
A cadeira estava vazia desde a demissão de Silvio Almeida, ocorrida na última sexta-feira (06), em razão das denúncias de assédio moral e sexual que recaem sobre seu nome. Essa é a sexta mudança no mais alto escalão do governo. Pela primeira vez, desde o ano passado, um homem deixa o cargo no Ministério para ceder espaço à uma mulher.
Evaristo é graduada em Serviço Social, professora, mestre e doutoranda em Educação. Ela foi a primeira mulher preta a assumir a Secretaria de Educação, seja em nível municipal ou estadual, tanto em Belo Horizonte, quanto em Minas Gerais.
Na última eleição, conquistou uma vaga como deputada estadual. No pleito anterior, em 2020, foi eleita como vereadora da capital mineira. Aos 59 anos, ela passa a formar o primeiro escalão do governo nacional.
>> Com informações da CNN Brasil