Saiba como deve ser reprise de “A Viagem”

A exibição da novela “A Viagem” está mais do que garantida para a faixa vespertina da Globo. O enredo de Ivani Ribeiro tem 167 capítulos originais, com uma média de 40 minutos de arte por dia. Em uma estimativa simples, o enredo deve contar com 100 exibições e vinte semanas no ar, respeitando o tempo de arte usado pela emissora na faixa do “Vale A Pena Ver de Novo”.

O canal usa a novela reapresentada como mola propulsora para a trama das seis, seja ela qual for. Agora, o folhetim não mais recebe das escolhas feitas para a “Sessão Da Tarde”, porque foi criada uma faixa de jornalismo no fim de tarde. A exibição do “Boletim Praça” tem geralmente entre dez e vinte minutos, como se vê na grade do canal desde a estreia desse desenho.

A primeira possibilidade é usar 1,5 capítulo original por tarde, somando aproximadamente uma hora de arte, mais o tempo das pausas comerciais. O ponto aqui considera que a novela entra no ar 17h10 para as praças que contam com o espaço de jornalismo. Em uma edição mais conservadora, a história teria três originais para cada um do repeteco. A estimativa mais provável, entretanto, é uma edição de 100 capítulos.

O expediente foi adotado quando da primeira reprise, no ano de 1997. Em 2006, a história teve três semanas a mais e se despediu com 117 capítulos, como conta a ficha da reapresentação.

Na época em que foi exibida pela primeira vez, a trama protagonizada por Fagundes e Torloni enfrentou uma efeméride interessante: A Copa do Mundo FIFA, realizada nos Estados Unidos da América (EUA), mexeu com o horário de início da história. Ainda em 1994, o enredo foi usado para promover o “Bolão do Faustão”, promoção que acompanhou o animador durante os mundiais de 1990, 1994 e 1998.