RTP1 define substituta de “Dona Xepa”

A emissora portuguesa RTP1 divulgou nesta segunda (02) o folhetim brasileiro que ocupará a faixa de “Dona Xepa” (2013) no horário do almoço, a partir do dia 16 deste mês. Trata-se de “Balacobaco” (2012), escrita por Gisele Joras e que antecedeu o remake idealizado por Gustavo Reiz no horário nobre da emissora da Barra Funda aqui no Brasil.

Desde 2023, a emissora pública portuguesa retomou a exibição de novelas brasileiras após um período de uma década sem exibições, tendo sido a versão do SBT de “Éramos Seis” (1994), a última. De lá para cá, o canal aberto contou com as novelas “Topíssima” (2019), “Escrava Mãe” (2016) e “Amor Sem Igual” (2019) na tradicional faixa do almoço, mantendo sempre o terceiro lugar na disputa das audiências, com médias na casa dos 2,0 pontos.

Exibida originalmente entre outubro de 2012 e maio do ano seguinte, a comédia conta com Juliana Silveira e Victor Pecoraro nos principais papéis da trama. Outro galã dessa fase na emissora, Bruno Ferrari interpretou o vilão Norberto Botelho, responsável por mudar o eixo da produção.

Assim, Ferrari ofuscou o protagonismo de Pecoraro. Esse trabalho marcou uma nova parceria dele em dobradinha ao lado de Joras, com quem trabalhou em “Bela A Feia” (2009), primeira adaptação da parceira RECORD-Televisa, o canal não soube aproveitar essa dobradinha e perdeu a chance de consolidar um segundo horário.

O maranhense Rômulo Estrela também se destacou na história, como o fotógrafo André. A personagem tem forte apelo sensual e química de sobra com todas as parceiras de cena. No Brasil, a comédia foi mal, porque herdou o espaço da novela que amaldiçoou o projeto recordista. A produção teve apenas 6,73 pontos de média.