“Romeu E Julieta” desidrata horário nobre do SBT

A novela infantil “Romeu E Julieta” finaliza sua trajetória no horário nobre como um enorme fracasso, quem comprova isso são os dados consolidados da Kantar Ibope. O enredo produzido em parceria com o Prime Vídeo teve apenas 4,3 pontos de média geral na Grande São Paulo, muito distante do segundo lugar e em uma condição que não deixaria a Band se aproximar.

O folhetim para crianças teve 335 capítulos, exibidos entre maio de 2023 e agosto de 2024. Nem mesmo esse cronograma extenso foi capaz de atenuar a falta de interesse do público, basta uma simples pesquisa para constatar que a novela não foi bem. Outro indicador que evidencia essa “falta de sorte” é o comparativo dessa obra com “Poliana Moça”, a sua antecessora direta.

Ao todo, a queda foi de 43,5% em relação ao produto que ocupava a faixa antes. Agora, o balizador da emissora fica cada vez menor, assim como o interesse do público nesse tipo de dramaturgia nichada. Olhando apenas para os dados, quem perde esse tanto de público na raiz do horário nobre, não consegue se tornar competitivo em médio prazo pelo posto da vice liderança.

O processo de recuperação dessa plateia é dos mais complexos, ao que parece o rendimento de “A Caverna Encantada” também não anima aos executivos. Por mais que se diga não ligar aos números de pesquisas em tempo real, são eles que norteiam as ações dos canais abertos e na maioria das vezes ditam para onde vai a programação das emissoras.

>> Material produzido com base nos dados consolidados da Kantar Ibope Media.