O jurista e advogado Enrique Ricardo Lewandowski é o novo ministro da Justiça, ele assume o espaço que era de Flávio Dino (PSB – MA), nome indicado pelo presidente Lula (PT-SP), para a suprema corte brasileira, como um dos principais magistrados do país.
Aos 75 anos, o carioca chega a esse posto depois de uma atuação de 17 anos dentro do Supremo Tribunal Federal (STF). Houve relatorias importantes, como em alguns casos que envolvem o combate a pandemia causada pelo novo coronavírus e presidiu ainda as sessões que culminaram no processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff.
Atuante no dia 8 de janeiro para combater a tentativa de golpe, Dino foi indicado a uma cadeira na alta corte para ocupar o lugar de Rosa Weber. Ele deve permanecer por duas décadas na capital federal atuando no Supremo, porque tem 55 anos de idade.
Lewandowski, por sua vez, disse que chega na cadeira do Ministério da Justiça para cumprir uma missão. Declarada em verso e prosa, a reforma ministerial deve sair até o fim do primeiro semestre, por causa das eleições municipais. Em 13 meses, Lula efetuou quatro mudanças na Esplanada dos Ministérios.
>> Com informações da Globo News