“Reis” tem começo trôpego em audiência

A primeira semana da nova temporada da novela “Reis” termina na vice liderança, mas muito longe dos dois dígitos sonhados pela emissora com sede na Barra Funda. O folhetim, escrito pela herdeira de Edir Macedo, teve 6,5 pontos de média semanal em seu mais recente ciclo inédito.

Essa é uma das mais baixas audiências de estreias bíblicas da emissora, pelo menos nos oito anos em que a rede investe nesse formato de novela. Entretanto, ainda é suficiente para vencer sua concorrente direta na faixa de confronto.

Record TV e SBT saturaram seus nichos de dramaturgia, uma com onze anos de investimentos e tramas infinitas e a outra com menos tempo. A estética idêntica nas produções e o elenco repetido não deixa saber se é inédito ou reprise. O grande erro, nesse caso é insistir em reprise de “Jesus” (2018) e oferecer um produto similar na faixa anterior.

Falta aos desafiantes de mercado a ousadia. Essa palavra, aliada a qualidade, é a quem mais custa caro no mercado. Ao que parece, a emissora tem vergonha da própria história e tenta apagar qualquer rastro anterior a março de 2015 na dramaturgia.

Em condições normais de pressão e temperatura, uma estreia na segunda colocada renderia pelo menos 12 pontos. Mas, com a saturação e fritura desse tipo de dramaturgia, o público comum foi expulso na dramaturgia do canal.

>> Com informações do site mantido por Gabriel Farac, especializado em números de audiência.