“Redação SporTV” chega aos vinte anos no ar

A primeira atração diária da televisão esportiva do Brasil celebra bodas de porcelana com o público, ao atingir vinte anos no ar naquele que é o maior canal esportivo do país. O “Redação SporTV” estreou em um 12 de junho, mais precisamente em 2004, com a ancoragem do narrador Luís Roberto de Múcio, numa época em que a sinergia dos produtos Globo não era tão comum. 

A emissora colocou na bancada como analistas Alex Escobar, Marcelo Barreto e Telmo Zanini, naquele primeiro dia da atração diária. Depois dela, todas as concorrentes fizeram seus produtos para atender ao público na primeira janela matinal.

O programa estava em sua pré-estreia, no dia de abertura da EURO 2004, realizada em Portugal. A emissora tinha os direitos do torneio na televisão paga, enquanto a então Rede Record mostrava os jogos em rede aberta.

Pelo informativo, passaram nomes como André Rizek e o próprio Barreto, que cumpre seu segundo mandato no matinal. A atração repercute os principais fatos do esporte, com um olhar um tanto diferenciado. A abordagem dos jornais impressos, o resgate de narrações do rádio e outros pontos o diferenciam dos concorrentes.

Atualmente, o formato tem 150 minutos no ar, com exibição apenas no SporTV. Anos atrás, o programa reprisava minutos depois do seu fim, dentro do SporTV 2 na faixa do meio dia, mas essa reapresentação não existe mais.

Entre todos os canais de esporte, esse é o programa mais longo da faixa matinal. Ter a estrutura Globo por trás da atração ajuda muito, porque tem profissionais de todo o Grupo Globo a disposição.

>> Com informações do jornalista Edu César, nas mídias sociais