A Record TV finalmente acordou e resolveu fazer uma proposta para recuperar os direitos de transmissão da Eurocopa, principal evento do futebol europeu entre seleções, depois de quinze anos afastada desta competição, que já lhe rendeu altos índices no passado.
O canal tem aos seus cuidados no departamento esportivo apenas dois campeonatos estaduais de grande impacto, com o Cearense na TV Cidade e Paulista, exibido nas tardes de domingo entre janeiro e abril para a maior parte das afiliadas. A única que fica de fora nessa divisão de praças é o Rio de Janeiro, que não tem nenhum interesse no futebol praticado pelo estado vizinho.
Nos anos em que teve a Euro com exclusividade, a emissora fez muito bonito e colocou a Globo em maus lençóis. Depois de duas edições, a competição retornou para os cuidados da rede dos Marinho, que chegou a fazer parceria com a Band no ano do retorno, mas depois transmitiu sozinha.
Outra ponta na briga ficam as plataformas pagas. Prioritariamente, os canais ESPN e SporTV brigam por esses direitos. Quem mais precisa é a Globo, que tem um pacote enfraquecido em seus canais esportivos. Para a Disney, seria mais uma forma de preencher janelas do linear e do streaming.
Fora do Brasil, a empresa de Mickey Mouse saiu vencedora na disputa por esses direitos de transmissão. As propostas já foram feitas por todos os envolvidos e o resultado sai em breve.
>> Com informações do jornalista Gabriel Vaquer, em sua coluna no site Notícias da TV.