A jornalista Renata Varandas foi demitida na tarde desta quarta-feira (17) e não faz mais parte do elenco da RECORD, onde vinha crescendo nos últimos tempos e chegou ao posto de apresentadora do horário nobre aos fins de semana.
O grande problema foi que alguns trechos da conversa exclusiva do canal paulista com o presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), foram vazadas para o mercado, antes que o canal soltasse alguns cortes em suas mídias sociais. Esse vazamento seletivo causou especulação e a consequente disparada do dólar.
A conversa foi ao ar dentro do “Jornal Da Record” de terça-feira (16), no mesmo cenário em que o mandatário já recebeu outros profissionais de mídia, ou seja, para uma entrevista sobre o momento do governo. Esse movimento já ocorreu com outros canais, como CNN Brasil, Globo e SBT.
O contrato de Varandas foi rescindido pelo vazamento do material da entrevista. A jornalista estava na casa há aproximadamente vinte anos, depois de uma importante passagem pela Rede Amazônica. Depois das promoções concedidas a Christina Lemos e Luiz Fara Monteiro, Varandas era o principal nome de reportagens geradas para a rede.
No ano passado, ela estreou como eventual do informativo nobre aos sábados, em dobradinha com Fara, que também tem seu expediente ligado à praça que é o centro do poder nacional.
A jornalista é uma das sócias da Capital Advice, empresa criada em 2020. Mas, essa ocupação extra da repórter não era de conhecimento da rede paulista, que prontamente desligou a profissional de seus quadros de reportagem.
O movimento natural é que Tainá Farfan assuma o posto de principal repórter do horário nobre, ela veio da CNN Brasil há algum tempo e tem ampla experiência na cobertura do dia a dia da política na capital.
Mas, isso não foi confirmado por parte do canal, ou mesmo faz parte da apuração dos companheiros que trouxeram esse caso no site TV Pop. Essa é mais uma leitura de mercado, que parece um processo natural. Abaixo, a confirmação oficial do desligamento de Varandas:
A RECORD informa o desligamento da repórter Renata Varandas, que a partir desta quarta-feira (18), não faz mais parte da equipe de jornalismo da emissora
>> Com informações do jornalista Gabriel de Oliveira, no site TV Pop