Diversas mudanças balançaram o meio rádio neste primeiro bimestre. Enquanto a Mix ganha afiliadas inclusive em capitais, CBN perde. Play FM tem algumas substitutas definidas e migração AM-FM segue a todo vapor.
Logo no primeiro dia do ano, além da Feliz FM 92.1 em São Paulo, a vizinha de concessão 88.5 MHz, deixou de veicular a programação da Nossa Rádio, de Romildo e voltou a se chamar Laser FM, com um vitrolão de sertanejo. Mudanças também no dial carioca: A 107.1 MHz de Petrópolis chutou a gritaria da Rádio da Benção e passou a utilizar o nome 107 FM, veiculando músicas clássicas, com simpáticas vinhetas dizendo “Vem aí uma nova programação. Aguarde!”.
Já nas remanescentes da Play FM, diversas mudanças: a Play FM AM 610 de Mogi Mirim passou a utilizar o nome FYFM, cujo logotipo é basicamente o mesmo da extinta antecessora. Já em Capão Bonito, a emissora passou a se chamar LongPlay FM, e em Araçatuba, Play Total FM. Todas seguindo a mesma linha musical na programação.
Em Floripa, mudanças nas emissoras da família Castagnaro: A 91.3, que esteve arrendada por 3 anos para a CBN Floripa (que migrou sua AM 740 para FM 90.3), passou a transmitir a Rede Mix, que conta também com a 102.3 de Nova Trento, com sinal parcial na Ilha da Magia.
Aliás, a Mix está voando: Além da emissora em Florianópolis, estreou também a Mix Sobral 91.3 MHz e Mix Norte de Minas 89.1 MHz de Januária. A 97.1 de Recife e a 104.1 de Guaxupé, já estão fazendo expectativa para ingressar na rede do segmento jovem, além da mudança de emissora em Maceió, com a saída da 97.7 e chegada da 98.3, pertencente a família Arnon de Mello e que deve entrar em expectativa nos próximos dias.
Além da Mix, a Band FM segue em saldo positivo: a 99.9 de Uberlândia e 89.7 de Piracicaba foram os mais novos reforços da rede do segmento popular. Já a Antena 1, recebeu para a sua rede a 91.5 de Santa Fé do Sul.
Jovem Pan permanece no zero a zero: Perde a 103.9 de Ipatinga para a Itatiaia, mas ganha a Musa FM 95.1 de Santo Augusto, agora denominada Jovem Pan Missões.
Enquanto isso, CBN e Clube com saldo negativo: Enquanto a rede popular perdeu a 95.9 de Goiânia, que passou a operar de maneira local com o nome de Brahma FM (trouxemos aqui em primeira mão), a rede noticiosa do Sistema Globo de Rádio, perdeu duas emissoras no interior paulista: a 103.9 de São Carlos e 95.7 de Araraquara, que passaram a operar de forma local como EP FM, com uma playlist musical do segmento jovem.
Em Fortaleza, temos a primeira migrante AM-FM: É a Rádio Verdes Mares AM 810, também conhecida como Verdinha. A emissora passou a operar em 92.5 MHz, e estreou oficialmente nesta terça-feira (7) pela manhã.
No FM estendido, tivemos a estreia da Rádio Bragança AM 1310 de Bragança Paulista em 79.7 MHz, da R83 83.1 MHz em Ribeirão Preto, estreia da JC FM 76.1 MHz em Recife (rádio eclética que entrou lugar da da Rádio Jornal em Recife no AM 780 e sua migrante, Petrolina e Limoeiro no FM convencional), testes da Nova Morada AM 1260 de São Paulo, por algumas horas em 84.3 MHz e também, da Jovem Pan News AM 620 por uma hora em 76.7 MHz na quinta-feira (2), além do início das transmissões da Rádio ABC AM 1570 de Santo André em 81.9 MHz, na noite desta segunda-feira (6).