O atual presidente Lula (PT-SP) fecha a primeira semana do seu terceiro mandato com a reunião ministerial inaugural deste ciclo, com todos os titulares das pastas criadas e ou mantidas para esse novo ciclo parlamentar.
A sinalização deste movimento é muito clara, pois vai funcionar como um freio de arrumação para alinhamento de discurso. Sinais trocados foram emitidos, por exemplo, entre Carlos Lupi (PDT – RJ) e Fernando Haddad (PT-SP).
Ambos os ministros emitiram declarações com pontos opostos, inclusive com Rui Costa (PT-BA), titular na Casa Civil, precisando colocar em fogo brando a “feitura dos pratos” neste momento inicial da administração.
Lupi havia dito que haveria uma contrareforma na Previdência. Vale lembrar que essas duas pastas são um desmembrado do Ministério da Economia, que foi conduzido de forma desastrosa por Paulo Guedes no mandato do antigo presidente.
Lula coloca na rua a sua primeira reunião na rua e vai falar com todo o ministeriado nesta sexta-feira (06), para colocar um freio de arrumação e linhas mestras na condução do novo governo.