O mundo político partidário sofre uma nova transformação em Novembro, com a absolvição do Partido Social Cristão (PSC) pelo Podemos de Renata Abreu e Alvaro Dias.
Juntas, a nova legenda, que manterá o nome Podemos e passará a utilizar o número do PSC (20) na urna, terá a 8ª maior bancada da câmara, com 18 deputados federais e 7 senadores.
Inclusive, ambas formaram chapa na eleição presidencial de 2018, encabeçada pelo senador Alvaro Dias, tendo Paulo Rabello como vice.
O anúncio foi feito no salão verde da Câmara dos Deputados, pela presidente do Podemos, a deputada federal Renata Abreu, e pelo presidente do PSC, Pastor Everaldo. A incorporação será formalizada em convenção marcada para dezembro.
O PSC não atingiu a cláusula de barreira e não teria acesso a tempo de TV, aos fundos eleitoral e partidário, e nem direito de participação em debates. É a terceira fusão ocorrida para superá-la, juntamente com a incorporação do PROS pelo Solidariedade e com a fusão de PTB e Patriota, que resultará na criação do Mais Brasil 25.
Em comunicado, as legendas afirmam que “O novo conjunto de forças nasce comprometido com o Estado Democrático de Direito, o fortalecimento do pacto federativo, a harmonia entre os poderes, o desenvolvimento econômico voltado à inclusão social, com responsabilidade fiscal e respeito ao meio-ambiente, e com todos os valores éticos e morais, enfim, que historicamente conformam o comportamento do povo brasileiro.“
>> Com informações do Portal G1 e do Podemos.