A primeira mudança no mais alto escalão do governo federal neste ano de 2025 foi confirmada. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), exonera Paulo Pimenta (PT-RS) de suas funções no comando da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), que tem status de ministério.
O último ato de Pimenta no governo foi o marco dos dois anos do ataque sofrido pelos três poderes, momento relembrado na manhã desta quarta-feira (08), quando a capital federal foi tomada por uma orda de golpistas, que queria a deposição do presidente, que tinha tomado posse na semana anterior aos ataques.
Depois das agendas oficiais, Pimenta deve tirar um período de férias e reassumir seu posto como deputado. Quem assume sua vaga é o publicitário Sidônio Palmeira, que participou ativamente da campanha de 2022.
Esse movimento já estava desenhado desde novembro passado, antes mesmo do acidente sofrido por Lula, quando ele caiu no banheiro. Palmeira terá garantia de autonomia no cargo, inclusive essa foi uma das condições para que ele aceitasse a nomeação.
Oficialmente, o novo titular da pasta assume na próxima segunda-feira (13), mas já tem respondido demandas do Palácio do Planalto, inclusive foi com essa configuração que foi ao ar o pronunciamento de Fernando Haddad (PT-SP), responsável pela Fazenda, sobre o corte de gastos, no fim do ano passado.
Pimenta, por sua vez tem futuro indefinido após a janela de descanso.
>> Com informações da jornalista Tainá Falcão, âncora do “Bastidores CNN”