A novela das nove “Pantanal” (2022) não consegue repetir o sucesso que teve no Brasil em outros países do continente. Argentina e Chile são exemplos claros de rejeição ao enredo adaptado por Bruno Luperi, neto do criador dessa obra, produzida originalmente pela Manchete no ano de 1990 e que ganhou uma nova roupagem pelas mãos da emissora líder de audiência.
O fracasso fica claro no Chile, onde a produção foi colocada na madrugada por volta das 03h15, faixa que geralmente não tem grandes investimentos em todo o mundo e geralmente tem horários arrendados para terceiros. Na Argentina, a Telefe não trocou o horário e por isso a produção pode ser considerada um fracasso sem qualquer tamanho, porque é superada diariamente por “Los 8 Escalones”, transmitido pelo Trece, principal concorrente na briga pela audiência no país vizinho.
O destino da novela das nove no país hermano pode ser o mesmo de “Gênesis”, produção da Record TV que foi alçada ao horário nobre com tamanha pompa e sem conseguir grande público nas primeiras semanas. Depois, a produção passou para o fim de noite, começo de madrugada e ao fim ficou restrita ao MiTelefe, plataforma da rede, similar ao Globo Play.
O folhetim foi adquirido pela Paramount Global em dois mercados importantes, mas como a história é nichada nenhum dos mercados se interessou de fato pelo enredo, uma releitura da novela clássica, feita por uma desafiante de mercado que não existe mais. Ainda não se sabe onde e como a rede vai se mexer para sanar os problemas do horário nobre.
Na Argentina, houve crise pela manhã em todo o espaço matinal. Depois de meses, Giorgina Barbarrosa e Ariel Ro Palacios foram recrutados para colocar a emissora nos eixos em um espaço onde o Trece tinha maior facilidade de falar com o público. Reprises de “Doctor Milagro” e “Caso Cerrado” passaram por essa janela, mas não foram capazes de deter a concorrência.
>> Com informações dos perfis de Gabriel de Oliveira e TV Argentina, nas mídias sociais.