Pan fica fora da televisão linear

A televisão brasileira vai ficar de fora das transmissões dos Jogos Pan Americanos 2023, realizados em Santiago no Chile a partir do fim de outubro. O evento fica exclusivo no streaming aberto, nos canais da Live Mode (Cazé TV) e Comitê Olímpico Brasileiro (COB), presentes no YouTube Brasil. 

O evento fica fora de uma emissora linear, seja aberta ou fechada, pela primeira vez desde Mar Del Plata (Argentina, 1995). A cobertura atingiu seu auge com o RIO 2007 e as três edições seguintes foram mostradas com exclusividade pela Record TV em rede aberta. A emissora, entretanto, rompeu o acordo que tinha para a edição chilena ainda em 2020, por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus.

A falta de interesse dos demais players se explica: O evento vai ocorrer em simultâneo com as finais de Copa Sudamericana e Libertadores da América, para se ter uma ideia, pelo menos quatro decisões de medalha ocorrem no dia da final entre Boca Jrs x Fluminense, o que inviabiliza, por exemplo, a transmissão em plataformas de Disney e Grupo Globo. O SBT, que poderia ser encarado como opção, tem a final entre Fortaleza x LDU e a Band vive sua fase mais austera de investimentos.

O projeto liderado pelo COB vai ter nomes conhecidos do público e o esquema da Cazé TV ainda não foi detalhado, mas será interessante acompanhar como as transmissões e cobertura serão desenvolvidas dessa forma “independente”. Vale lembrar, que os responsáveis pela marca do streamer e apresentador Casemiro Miguel são os idealizadores do Esporte Interativo.

>> Com informações dos jornalistas Allan Simon e Gabriel Vaquer, em seu canal no YouTube e no site F5, braço de entretenimento do jornal Folha de São Paulo respectivamente