Osório volta ao Brasil após nove anos

O treinador colombiano Juan Carlos Osório é a primeira movimentação do ano na ciranda dos treinadores. Ele retorna ao país após nove temporadas, pra assumir o comando do Athlético Paranaense, com apresentação confirmada pelo clube paranaense. 

Aos 62 anos, ele estava no Zamalek time pertencente ao Egito. No novo clube, o desafio é grande, porque o furacão celebra seu centenário na temporada de 2024 e precisa manter os resultados do campo em alta, como ocorreu nos ciclos anteriores, em passagens como a de Luiz Felipe Scolari.

Em sua passagem anterior pelo país, Osório permaneceu apenas quatro meses no lado tricolor da Barra Funda. Ao todo, o professor teve 51% de aproveitamento, em 28 partidas disputadas no comando do São Paulo. Nesse período, o clube conhecido pela estabilidade, jogou fora essa marca e passou a moer profissionais, com permanências curtas.

Nesse novo momento, o treinador chega em um clube que nos últimos quatro anos teve sete treinadores principais, além daquilo que se chama de “mandato tampão”, com profissionais assumindo o comando de forma interina, como foi o caso de Wesley Carvalho. A nova comissão chega para um ano de contrato.

>> Com informações da jornalista Nadja Mauad, no GE Globo