A atual reprise da novela “Os Dez Mandamentos” se encaminha para o fim, com previsão de que seu último capítulo seja exibido em 23 de junho, uma sexta-feira. O enredo escrito por Vivian de Oliveira e que teve como base as sagradas escrituras soma até o momento 5,2 pontos de média na Grande São Paulo.
O canal paulista jogou água na edição, por isso cenas como a abertura do Mar Vermelho, que derrotou a Globo na exibição original, ainda não foram ao ar. A saga bíblica teve hoje como atração principal a morte dos primogênitos, entre eles o arrogante Amenhotep (José Victor Pires).
A rede sediada na Barra Funda ainda não bateu o martelo, mas há possibilidades de que “Amor E Intrigas” (2007) seja resgatada, no ano em que completa 16 ciclos de produção. Mas, como quem cuida da direção de dramaturgia é uma ala pulso firme da denominação religiosa, não se surpreenda se “A Terra Prometida” (2016) for selecionada para a vaga.
Caso o folhetim de Gisele Joras seja escolhido em um raro lampejo de lucidez, as coisas não devem ser facilitadas na edição. Isso porque parece que o canal de Edir Macedo prefere esquecer que um dia foi pedra no sapato da líder, com produções consideradas “mundanas”, pelos dogmas da instituição religiosa mantenedora do canal.
Ainda restam aproximadamente três semanas de material original, conforme o balanço feito pelo jornalista Rafael Nunes, editor do NTVB. Isso representa 14 capítulos e esse cálculo foi feito com base nos dias de exibição das novelas na Record, que deixaram o sábado por conta de “A Fazenda”, há uma década e meia.