A primeira divisão do futebol brasileiro começa uma nova temporada neste sábado (15), com sete partidas em três horários diferentes. Atual campeão, o Palmeiras começa sua nova trajetória enfrentando o Cuiabá.
O trabalho de Abel Fernando Moreira Ferreira é aquele que tem mais tempo no futebol nacional, porque o português está no lado verde da Barra Funda desde 05 de novembro de 2020. A equipe alviverde tem favoritismo para o novo ciclo.
As equipes que podem postular esse título junto do Palmeiras passam por momentos de instabilidade, quer o Flamengo sem treinador, Atlético Mineiro e o contestado Eduardo German Coudet, ou o recém promovido Grêmio, que tem em Renato Portaluppi um escudo cascudo para o clube.
Neste ano, a primeira divisão tem todos os times considerados grandes. Por isso, pelo menos um deles pode disputar a segundona em 2024.
Há ainda uma profusão de treinadores portugueses. Com a saída de Vitor Pereira do Flamengo, a primeira divisão tem ainda nomes como Abel Fernando Moreira Ferreira, Antônio Oliveira (Coritiba), Ivo Vieira (Cuiabá), Renato Paiva (Bahia), Luis Castro (Botafogo), Pedro Caixinha (Bragantino), Pedro Miguel Marques (Cruzeiro).
Ao todo, sete profissionais portugueses iniciam o Campeonato Brasileiro. Ferreira é quem está a mais tempo em um mesmo clube, contando todos os participantes da elite nacional. E ao Palmeiras cabe o favoritismo de mais um ano.
Depois, aparecem clubes como Atlético Mineiro e Flamengo, que tem no dinheiro seu ponto mais forte. Outros trabalhos menos falados podem aparecer, como o do Bragantino, que ficou por muito tempo com Maurício Barbieri, hoje responsável pelo Vasco.
Dos 20 times, Flamengo e Goiás entram sem um comandante na beira do gramado.