A RECORD resolve esticar a novela turca “Força de Mulher” seu grande sucesso da faixa nobre, com isso ela deve ganhar mais uma ou duas semanas em tela. Os donos da emissora se dizem especialistas em milagre, mas isso será posto a prova com a edição do enredo europeu.
O folhetim ganha a mesma edição da reprise de “O Rico E Lázaro”, ou seja, com aproximadamente 25 minutos de material inédito. A rede tem experiência em esticar enredos, mas isso ficava restrito para a faixa da tarde, pelo menos desde a virada de sua dramaturgia própria, feita ainda em 2015.
A emissora tem pela frente uma decisão complicada, mais pelo pensamento de quem dirige do que se for pensada em termos práticos. Há na fila de tramas turcas, “Iludida” e “Mãe”, que poderiam vir em sequência sem problemas. Entretanto, o canal quer emplacar “Paulo” no principal horário de dramaturgia. Isso pode dissolver os números da faixa, ainda que a história protagonizada por Murilo Cézar tenha apenas duas semanas no ar.
O planejamento falho expõe um dos motivos para a emissora não ser líder de audiência. Desde os primeiros investimentos, a rede não consegue lidar com um grande sucesso, ou mesmo consegue se preparar com antecedência. Aqui, se vê mais uma prova disso. Mesmo com duas novelas similares, ainda inéditas, na gaveta, o canal do televangelista Edir Macedo prefere rifar esse público e colocar no ar uma dramaturgia nichada.
A nova produção bíblica caberia perfeitamente na faixa onde vai ao ar “Reis”, sem prejudicar o fluxo de novelas enlatadas. Mesmo com esse grave erro de planejamento, o canal crava a vice liderança no ar. Entre janeiro e maio, o canal aparece com 5,16 pontos de média-dia, contra 3,34 de sua principal concorrente pela medalha de prata.




