O matinal doidivanas na Globo

O programa “Encontro” se notabiliza a cada semana por ter as aberturas mais fora da realidade global possível. Na semana passada, Patrícia Poeta abriu o matinal com um carrinho de supermercado no palco, porque ela ia mostrar um caso onde o utilitário foi arremessado contra uma pessoa. Enquanto isso, a apresentadora anunciava qual seria a atração musical como se fosse a coisa mais normal do mundo.

A abertura desta segunda-feira (27), repetiu o roteiro completamente fora da realidade e exibiu um atropelamento, como os telejornais populares da faixa vespertina fazem. Nas mídias sociais, o programa já recebeu apelidos como “Globo Alerta” e “Globo Urgente”, em referência aos formatos comandados por Luiz Fernando Bacci e José Luiz Datena em Record TV e Band.

O movimento do matinal neste sentido é para tentar segurar o público do “Bom Dia Brasil”. Mas, as pessoas que assistem ao informativo de Ana Paula Araújo não estão acostumadas com o tom alarmista de produções como as da concorrência.

Atitudes como esta afastam os anunciantes e dão um sinal claro ao mercado de que não é legal anunciar no “Encontro”. O formato possui uma imagem negativa e rejeição em relação a apresentadora, que não consegue se aproximar de quem assiste ao formato.

Poeta está distante de uma linguagem popular e assertiva, por exemplo. A cobertura de tragédias por si só, por exemplo, mostram claramente esse despreparo. A falta de tato nos desdobramentos da morte de Glória Maria é um dos pontos negativos do programa.

Além disso, há um subaproveitamento de Manoel Soares, que estava em sua melhor fase no “É De Casa” e foi movido para um programa diário. Mas, Poeta não o deixa falar e transforma todas as pautas do programa em algo sobre si mesma.

Em um momento como esse, seria vital que as demais emissoras se movimentassem, no sentido de oferecer um conteúdo diferenciado e abrangente, por isso é necessária uma reforma profunda em “Fala Brasil” e “Hoje Em Dia”. Os detalhes disso podem ser vistos ao clicar aqui

Nos comentários, o público da emissora detonou o começo do programa e questionaram se o formato havia se transformado em um telejornal. Houve quem publicasse uma montagem com Poeta apresentando o “Cidade Alerta”.

Abaixo, o começo do programa nesta segunda-feira (27):