A campanha eleitoral causa alguns efeitos colaterais na programação da televisão brasileira. Neste ano, acontecem eleições municipais, onde as pessoas vão as urnas para eleger seus representantes nos cargos de Prefeitura e também que vai compor a Câmara de Vereadores de cada cidade brasileira. O primeiro turno acontece em 06 de novembro.
O período de propaganda eleitoral se estende entre os dias 30 de agosto e 03 de outubro, ocupando duas faixas na programação de todas as emissoras de televisão do país. Entre 13h00 e 13h10 durante a faixa vespertina. Em horário nobre, o mesmo tempo será dedicado entre 20h30 e 20h40.
Programas populares como “Jornal Hoje”, “Balanço Geral”, “Jornal Nacional” e “Jornal Da Record” serão atingidos. No SBT, quem paga essa conta de redução é a dupla formada por “Chega Mais” e “SBT Brasil”. Na Band, a sua pepita de ouro vai sofrer por conta das inserções partidárias, porque o debate de José Ferreira Neto será afetado, assim como o “Melhor da Noite”.
A rede de menor investimento do país não deve sofrer tanto, isso porque as inserções de propaganda eleitoral vão cortar a programação da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e na faixa nobre, será a vez da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) ser interrompida. Assim, quem sofre serão os televangelistas Edir Macedo Bezerra e Romildo Ribeiro Soares, líderes das respectivas denominações.
O ajuste feito pela Rede TV! deve ser algum atraso no começo do “A Tarde É Sua”, para compensar a concessionária vespertina. Sonia Maria de Souza Abrão pode entrar dez minutos mais tarde, entretanto nada foi oficializado em Osasco.