A Band vive sua fase mais auspiciosa de audiência, isso porque o grande trunfo do canal é o jornalismo. O canal tem uma alavanca interessante com o “Brasil Urgente” de José Luiz Datena, que transforma esse formato em uma grande revista popular.
O espaço seguinte é agraciado com a excelente fase do “Jornal Da Band”, mas uma coisa está intimamente ligado na outra. A estratégia da rede, com prestação de serviço e jornalismo por mais de vinte horas semanais entre segunda e sexta-feira, confere um fôlego inexistente no restante da grade. Esse expediente ocorre há pelo menos 18 anos, com uma unidade do jornalismo em formato de maratona.
A única ressalva nessa conta é o departamento de esportes: Renata Bonfiglio Fan e José Ferreira Neto operam milagre, porque o começo dessa dobradinha recebe no traço, com audiência tangencial do programa anterior, que consiste apenas em receitas, no modelo “Cozinha Maravilhosa de Ofélia”. Além disso, o jornalismo matinal é atrapalhado por uma denominação religiosa, por isso entrega números tão baixos. Não fosse esse sobressalto das manhãs, a briga intensa pela medalha de bronze seria ainda mais interessante.
Nos três primeiros dias do ano novo, a emissora aparece com 2,1 pontos de média-dia em janeiro. A concorrente direta, que promete uma revolução completa no fim de fevereiro, soma apenas seis décimos a mais, conforme mostra a pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media.
>> Com informações dos dados consolidados.