O futuro do Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro deve passar por uma transformação importante nos próximos anos, isso porque, a partir de 2025, teremos grupos representando os interesses dos clubes. LIBRA e Liga Forte União (LFU) estão no mercado para cuidar dessa questão e fechar contratos de televisão a partir da próxima temporada. A líder de audiência no país, Globo, já se acertou com a LIBRA.

A outra parte do campeonato não pode ser comprada pela emissora, desde que o valor do investimento seja maior em relação ao que foi oferecido ao grupo com quem a Globo já fez negócio. Isso está posto e bem esclarecido. O que precisa ser colocado aqui é que um dos clubes mais populares do Brasil, Sport Club Corinthians Paulista (SCCP) faz parte do bloco de instituições que ainda não tem contrato com qualquer empresa de mídia.

O motivo disso ser tratado em um site que fala sobre televisão? | A potencial audiência que uma marca como o clube do Tatuapé pode oferecer, para se ter uma ideia a segunda competição do continente em termos de relevância, Copa Sudamericana, levou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) ao primeiro lugar na média cheia contra um programa de entretenimento da Globo. A situação do mosqueteiro foi tratada em um texto específico, que fala sobre o risco do rebaixamento neste ano. Para acessar, basta clicar aqui

Caso esse rebaixamento se confirme, as negociações pelo segundo escalão do futebol brasileiro prometem ser intensas. Desde o ano passado, sem a presença de grandes clubes, a rede dos Marinho não teve interesse em manter-se com os direitos em televisão aberta. Hoje, as partidas estão pulverizadas em pelo menos quatro transmissores diferentes, sendo duas empresas da líder de audiência.

Independente de onde esteja, a equipe mosqueteira tem um dos maiores potenciais de audiência do país. Prova disso é que na praça mais relevante onde há pesquisas da Kantar Ibope, o triunfo da equipe levou a terceira colocada ao primeiro lugar, com alguma folga.

Atualmente, quem negocia os direitos de transmissão com os clubes da LFU é a RECORD em televisão aberta. Ela aparece como favorita, enquanto que a líder Globo tem um acordo com os times do outro bloco. De toda maneira, as rodadas decisivas do torneio deste ano serão muito animadas, seja aos torcedores, ou para quem acompanha a mídia em geral, pela expectativa de quanto o clube mosqueteiro pode oferecer fora da Globo.

O YouTube também tem interesse em um dos pacotes oferecidos, por isso pode acontecer uma negociação com a plataforma mais popular de vídeos. As partidas seriam transmitidas pela Cazé TV. A proposta desses dois meios é pelo tempo de três anos.