O futuro da Bundesliga no país

A TV Cultura entra na briga pelos direitos de transmissão em rede aberta da Bundesliga, nome comercial do Campeonato Alemão. O evento tem um cenário incerto no Brasil em todas as mídias, além da empresa controlada pela Fundação Padre Anchieta, o torneio tem interesse da RedeTV! no sinal gratuito.

O confronto das duas emissoras vai muito além deste interesse mútuo, a rede pública consegue pontuar bem em alguns horários onde a estação comercial experimenta o traço pelo arrendamento a programações de gosto e procedência duvidosos. A TV Cultura tem histórico com a liga alemã e pode retomar os direitos dessa atração.

Para se ter uma ideia, o cenário de plataformas pagas ainda não foi definido. Entre as ligas nacionais da Europa, essa é a única que a Disney, responsável pelos canais ESPN, não tem os direitos. A emissora foi a casa do torneio por décadas, até perder o domínio do evento para o OneFootball, no ano de 2021. Atualmente, o Bayern de Munique tem uma sequência de onze títulos, ou seja, ele é unodecacampeão.

Na televisão aberta, a Band transmitia a liga e não conseguia ultrapassar a casa decimal em média. Agora, redes menores entram na briga por esses direitos, o que pode mudar o placar da disputa entre Cultura x RedeTV!. A emissora pública tem os direitos de UEFA Europa League, UEFA Conference League, Liga Nacional de Basquete Feminina (LBF) e Campeonato Paulista Série A2, além da Fórmula Indy.

Rede comercial de Amilcare e Marcelo tem apenas a transmissão da NFL, que registra público residual na Grande São Paulo.

>> Com informações do jornalista Flávio Ricco, em sua coluna Canal Um.