As fases finais do Campeonato Paulista se avizinham, mas tem uma coisa que não sai da cabeça deste simples jornalista. O cronograma de jogos, que em oitavas e quartas de final mostra apenas um jogo para definir os classificados.
O confronto que define o título, entretanto, conta com jogos de ida e volta. Com um calendário apertado, seria melhor que todos os confrontos na fase eliminatória fosse de mão única, como se costuma dizer em Portugal.
A primeira divisão do futebol brasileiro começa no final de semana do dia 16 de abril, enquanto que o torneio estadual mais relevante do país chega ao fim em 09 de abril.
Caso o expediente de jogo único fosse mantido, o estadual terminaria no dia 05 de abril e assim os envolvidos na final teriam mais tempo para a preparação do novo ciclo do Brasileirão.
Os direitos do torneio estadual pertencem a Record TV na televisão aberta, que tem os seus melhores resultados com futebol nas tardes de domingo. Por isso o jogo decisivo deve ser mantido com 180 minutos, como nos anos anteriores. Em 2022, o Palmeiras superou o São Paulo no clássico e conquistou o troféu.