O agente do caos em “Quatro Por Quatro”

A personagem Vinicius Loduca, defendida por Leonardo Vieira na novela de Carlos Lombardi se mostra como um surpreendente vilão, ao matar pelo menos duas personagens da trama em um acidente de carro.

O desenvolver da novela mostra que a trama tem muito a revelar, mesmo estando apenas nas 14 semanas enquanto estou assistindo. Quatro anos antes de ir para a Manchete, ele defendeu muito bem um quase michê na trama das sete.

A carreira foi boa com Vieira, que depois de algum tempo na emissora dos Marinho, foi com status de estrela para a Record TV. O ator viveu o vilão em “Prova de Amor” (2005), segundo grande sucesso dessa fase da rede.

No LombardiVerso, a ideia de construir um tipo como Loduca, rendeu um peso importante para a história e livrou o enredo de quem não tinha funcionado, mesmo com quase três meses no ar, como Celso (Daniel Dantas), que fazia a história andar em círculos por semanas.

Na novela seguinte, “Vira Lata” (1996), o autor repetiu boa parte de seu time de atuação, mas não foi o mesmo êxito. Isso é tema para uma nova resenha, quando a produção entrar na plataforma do Globo Play.

No fim, o recurso para as personagens de Daniel Dantas e Nina de Pádua, assim como a esposa de Vinicius, interpretada por uma atriz figurante, foi matar mesmo. Pelo menos dois desses tipos morreram, mas a enfermeira Fabíola pode ter sobrevivido.

Na próxima semana, uma nova resenha sobre essa empolgante história, produzida originalmente entre 1994 e 1995.