A atriz Aracy Balabanian morreu nesta segunda-feira (07), aos 83 anos de idade, após permanecer internada por algum tempo na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Um câncer no pulmão levou mais uma das maiores intérpretes do país, em qualquer das áreas artísticas. Nascida em Campo Grande (MS), ela começou a carreira na Record TV, em “Marcados Pelo Amor” (1964), passando por Tupi e finalmente Globo.
Aos quinze anos, Balabanian se muda para São Paulo e começa a lutar pelas artes cênicas. Sua primeira personagem na emissora carioca foi na novela “O Primeiro Amor” (1972), transmitida originalmente na faixa das sete.
Depois disso, emendou trabalhos na primeira colocada com destaque em produções como “Elas Por Elas” (1982), “Ti Ti Ti” (1985). O cenário artístico de sua carreira muda a partir de viver a Dona Armênia, tipo defendido por ela na novela das oito “Rainha da Sucata” (1990), quando relembra suas origens e defende um tipo que tem ligação com suas origens.
Balabanian era um dos bastiões do humor dessa produção, ao tratar suas “filinhas” sempre de maneira a proteger, mesmo que eles não precisem mais de tal guarida. Gerson Brener, Marcelo Novaes e Jurandir Ferrari eram os herdeiros da empresária.
A personagem foi resgatada dois anos depois em “Deus Nos Acuda” (1992), como um dos primeiros casos de personagens reaproveitados da dramaturgia brasileira. Três anos depois, viveu Filomena Ferreto, matriarca de uma família quatrocentona de São Paulo, conduzia a todos com mão de ferro e em nada lembrou as galhofas dos dois trabalhos anteriores na Globo.
No ano seguinte, um retorno ao humor com Cassandra Mathias Salão, em “Sai de Baixo”, onde permaneceu por todas as temporadas do enredo que encantou as noites de domingo. Logo depois do fim, trabalhos em “Da Cor do Pecado” (2004), “A Lua Me Disse” (2005), “Eterna Magia” (2007), “Passione” (2010), “Cheias de Charme” (2012), “Saramandaia” (2013) e “Sol Nascente” (2016).
O último trabalho dela foi com uma participação especial em “Vidas Brasileiras” (2018), uma das últimas temporadas da novela teen da Globo, como avó de Felipe Kavaco (Gabriel Contente), em uma passagem de cinco capítulos no enredo criado por Patrícia Moretzsohn.
>> Com informações do jornal O Globo